Óculos são compatíveis com o Galaxy Note 4, smartphone também apresentado nesta quarta-feira
A coletiva da imprensa da Samsung é sempre uma das mais concorridas em grandes feiras de tecnologia. E não foi diferente na IFA 2014, que ocorre esta semana em Berlim. A empresa coreana apresentou sua nova linha de produtos em grande estilo, e o produto mais intrigante é o Gear VR.
MAIS SOBRE A IFA:
Asus lança relógio inteligente com tela curva
Lenovo apresenta notebook para gamers
O Gear VR é um óculos de realidade virtual usado em conjunto com o Galaxy Note 4, smartphone também apresentado nesta quarta-feira (3). O Gear VR é encaixado na cabeça do usuário e pode ser usado em games, experiências de ambientes virtuais e outras aplicações. Na IFA, a Samsung demonstrou o produto com uma simulação em 360 graus de um show da banda Coldplay.
O Gear VR é compatível apenas com o Galaxy Note 4. O smartphone é encaixado numa abertura na parte frontal dos óculos e faz todo o processsamento da simulação.
O Gear VR foi desenvolvido em conjunto com a Oculus, empresa responsável pelo Oculus Rift, óculos virtual com algo grau de realismo que tem impressionado analistas e deve chegar ao mercado em breve. A Oculus foi comprada há alguns meses pelo Facebook, pelo valor de US$ 2 bilhões.
A Samsung afirmou apenas que o Gear VR chega ao mercado até o fim do ano, mas não forneceu o preço do produto.
Galaxy Note 4 e Galaxy Edge
A Samsung também apresentou dois novos smatphones na feira. O Galaxy Note 4 é basicamente uma nova versão do já conhecido Note III, mas com configuração aprimorada.
O Note 4 mantém a tela de 5,7 polegadas do Note III, mas traz resolução melhor, de 2560 x 1440, idêntica à do LG G3. O Note 4 mantém a traseira de plástico texturizada do Note III, mas a armação lateral do novo smartphone é de metal, como no Galaxy Alpha. O smartphone tem ainda chip Qualcomm Snapdragon 805 de 2.7 GHz, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento. A câmera traseira subiu de 13 MP para 16 MP, e a frontal de 2,1 MP para 3,7 MP.
Já o Galaxy Note Edge tem configuração similar ao Note 4, mas se diferencia em um detalhe importante.
Uma parte da tela é ligeiramente inclinada e opera de modo separado do resto da tela.
Essa pequena faixa inclinada abriga ícones de tamanho menor e pode ser operada sem que o resto da tela seja modificado.
Gear S
O quarto produto apresentado pela empresa foi o já anunciado Gear S. Com sistema Tizen, da própria Samsung, o relógio se diferencia por ter entrada para um chip de operadora. Assim, ele substitui por completo o celular e não depend do smartphone para acessar a internet. Saiba mais sobre o Gear S.